Controle Social

Entre Instituições

 

O que é o Controle Social

O que é Controle Social?

O SUS incorpora a concepção de que a participação da comunidade é fundamental para a ampliação da democracia e para a efetivação das políticas públicas de saúde.

A participação social, ou controle social, deve ser compreendida como a participação em todo o processo da política pública, desde a proposição até a fiscalização e avaliação, passando pelo planejamento e monitoramento, acompanhando, inclusive, o modo como o dinheiro público é usado na execução das políticas públicas.

O controle social é entendido como a participação efetiva da comunidade na gestão do SUS, representado pelos Conselhos de Saúde e Conferências.

O que são os Conselhos de Saúde?

Instâncias de controle social previstas na Lei 8142/1990 que contribuem com a consolidação do SUS, desde a troca de informações, debates, experiências, proposições e deliberação, até a socialização e a avaliação da política pública.

É um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, composto em sua metade por usuários(as), além de trabalhadores(as), gestores(as) e prestadores (as) de serviços.

O que são Conferências de Saúde?

São espaços de ampla participação da comunidade e têm o papel de avaliar, periodicamente, a política pública de saúde e de formular as suas diretrizes para determinado período, além de orientar a elaboração do Plano de Saúde.

É na Conferência de Saúde que o povo avalia, orienta e decide os rumos da saúde!

O que são as resoluções dos Conselhos de Saúde?

São atos administrativos normativos, disciplinando matérias de sua competência, emitidos como deliberação máxima dos Conselhos de Saúde.

Clique aqui e acesse as resoluções vigentes.

Como é realizado o processo de composição dos conselhos de saúde?

O processo de composição dos conselhos de saúde dá-se por eleições que seguem normativas para a escolha das entidades e movimentos sociais a comporem cada conselho, conforme os mandatos estabelecidos em seus regimentos internos. O procedimento eleitoral segue os ritos estabelecidos no edital de convocação para as eleições do conselho de saúde.

Como são definidas as atribuições, o papel, e as competências do Controle Social ?

As atribuições, o papel, e as competências do Controle Social na saúde estão estabelecidos em vasta legislação, que precisa ser atendida para que a participação da comunidade seja exercida, em plenitude e legalidade, tal como preconizado em nossa constituição.
Clique aqui e acesse a legislação vigente. 

Desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Informações Estratégicas - DGIE/SUPLANS/SES - DF | 2023 Infosaúde

Pular para o conteúdo