PROGRAMA DE
LINGUAGEM SIMPLES
SES DF

Controle Social na Saúde

PROGRAMA DE LINGUAGEM SIMPLES - SES DF

Conheça o programa de Linguagem Simples da SES-DF idealizado pela Diretoria de Controle Social (DICOS), e veja como ele pode transformar a comunicação da Secretaria de Saúde.
O programa tem como foco os  usuários e usuárias dos serviços públicos de saúde. Seu objetivo é garantir que a SES-DF utilize uma linguagem simples e clara em todos seus atos, para facilitar a participação e o controle da gestão do SUS pela população.
O que é Linguagem Simples?

É uma técnica de comunicação utilizada para tornar a informação mais compreensiva, transparente e inclusiva. O objetivo da Linguagem Simples no setor público é traduzir a linguagem burocrática da administração pública para facilitar o seu  diálogo com as diversas camadas sociais, aproximando o governo da sociedade e facilitando o seu acesso a serviços e políticas públicas.

OS TRÊS EIXOS DO PROGRAMA SÃO:

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES E SERVIDORAS

Engajar e capacitar servidores e servidoras da SES-DF ofertando cursos, oficinas, métodos e  ferramentas para o aprendizado da Linguagem Simples.

SIMPLIFICAÇÃO DE COMUNICAÇÕES

Criar projetos de simplificação de documentos, textos, informativos e comunicações diversas da SES; seguindo a metodologia desenvolvida pelo programa.

DIFUSÃO DA LINGUAGEM SIMPLES

Disseminar o tema da Linguagem Simples produzindo guias, cartilhas, materiais informativos bem como instrumentos de engajamento dos servidores e servidoras com o programa

GUIAS E INFORMATIVOS

Guia para Linguagem Simples

Foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com o objetivo de facilitar a comunicação entre as pessoas e a compreensão das informações públicas.

Clique para fazer o download aqui

 

 

 

 

Linguagem Simples em 10 passos

Confira aqui, de forma resumida, dicas rápidas e práticas para começar a escrever em Linguagem Simples.

Clique para fazer o download aqui

 

Desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Informações Estratégicas - DGIE/SUPLANS/SES - DF | 2023 Infosaúde

Pular para o conteúdo