Infosaúde > Sala de Situação > Gestão de Recursos
O objetivo desta página é disponibilizar uma ferramenta que possibilita ao gestor avaliar a relação de procedimentos da tabela SIGTAP disponíveis para apresentação no faturamento das unidades de saúde do Distrito Federal, à luz das informações cadastradas no SCNES do estabelecimento de saúde, como: serviços/classificação, habilitação e categoria profissional, com o fim de potencializar o faturamento MAC e FAEC da Secretaria de Estado de Saúde do DF.
Acesse aqui o PAINEL de potencial de faturamento por SERVIÇO / CLASSIFICAÇÃO
Acesse aqui o PAINEL de potencial de faturamento por HABILITAÇÃO
Orientações para Operacionalização da Ferramenta
O painel é composto por vários filtros – Região de Saúde, Estabelecimento de Saúde, Financiamento, Instrumento de Registro, Categoria Profissional, Serviço/Classificação, Habilitação -, que são responsáveis por qualificar a relação de procedimentos faturáveis, de acordo com as características dos estabelecimentos em análise.
Ao selecionar uma região de saúde e um estabelecimento, automaticamente são filtrados todos os serviços/classificação cadastrados no SCNES dessas unidades. Vinculados a estes serviços, serão apresentados em uma tabela todos os procedimentos SIGTAP.
É necessário estabelecer outros filtros, após a seleção do estabelecimento de saúde, para que haja conformidade na relação de procedimentos a respeito do tipo de produção.
Por exemplo: Se foi selecionada uma POLICLÍNICA no filtro “Estabelecimento de Saúde”, é necessário inserir no tipo de INSTRUMENTO DE REGISTRO aqueles utilizados para a produção ambulatorial: BPA Consolidado e Individualizado; uma vez que os procedimentos vinculados aos demais instrumentos (AIH, RAAS…) não se aplicam a uma POLICLÍNICA.
No filtro “Serviço/Classificação”, é possível obter a relação de procedimentos vinculada apenas aos serviços seletos.
Na ferramenta, pode-se também fazer a busca dos procedimentos que estão vinculados às suas respectivas categorias profissionais.
Por fim, não esqueça de marcar a opção se os procedimentos exigem ou não HABILITAÇÃO. Utilizando o mesmo exemplo mencionado acima, é muito possível que não exista habilitação para a policlínica selecionada, então é imprescindível que seja marcada a opção “NÃO”.
Este painel segue a mesma lógica do anterior, com diferença apenas no filtro “Habilitação”, onde o usuário deverá inserir aquelas existentes no estabelecimento.
Para se obter rapidamente a relação das habilitações ativas por unidade de saúde, foi criado no lado direito do painel um filtro para seleção do estabelecimento. A utilização deste filtro serve apenas para visualizar as habilitações, não interferindo na relação de procedimentos da tabela em tela.
Conclusão: É importante destacar que o produto da aplicação de todos os filtros mencionados se tata de uma tabela com uma relação de procedimentos, pertinentes à tabela SIGTAP, passíveis de apresentação na produção da unidade de Saúde. Paralelamente, deve-se haver análise e avaliação pelas áreas técnicas responsáveis (GPMA, NCAIS, outras) acerca da pertinência da aplicabilidade dos respectivos procedimentos na produção, considerando todas as suas características e atributos, bem como a real oferta de serviços da unidade.
Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Informações Estratégicas – DGIE/CCONS/SUPLANS/SES – DF | 2024 Infosaúde | CIEGES-DF