Gerência de Modelagem Organizacional
SUPLANS/CPLAN/DIORG/GEORG
Estrutura Organizacional
➤ Estrutura Organizacional
É o formato que define como uma organização divide, organiza e coordena suas atividades. É a estratégia adotada para alcançar seus objetivos estratégicos, por meio das funções exercidas por cada área e as relações hierárquicas entre seus recursos humanos.
As principais funções da estrutura organizacional são:
- Produzir resultados organizacionais;
- Minimizar/regular a influência das variações individuais na organização;
- Criar cenários para o exercício da tomada de decisão e a realização das atividades.
Em outras palavras, a estrutura organizacional garante que a instituição desempenhe as atividades necessárias para alcançar seus objetivos de forma organizada e padronizada, mantendo o organograma e os processos de trabalho (Cadeia de Valor) propostos pela gestão.
A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, de acordo com o Decreto nº 39.546, de 19 de dezembro de 2018, se organiza da seguinte forma:
- I – Administração Central – ADMC;
- II – Superintendências de Regiões de Saúde – SRS;
- III – Unidades de Referência Distrital – URD; e
- IV – Órgãos Vinculados.
Administração Central - ADMC
Superintendências Regionais de Saúde - SRS
Unidades de Referências Distrital - URD
Unidades Vinculadas
Órgãos Vinculados
- Conselho de Saúde do Distrito Federal – CSDF
- Fundação Hemocentro de Brasília – FHB
- Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde – FEPECS
Unidades Contratualizadas
- Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal – IGESDF
- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada – ICIPE
➤Regimento Interno
É o documento que apresenta um conjunto de normas estabelecidas para regulamentar a organização e o funcionamento do órgão, detalhando os diversos níveis hierárquicos, as respectivas competências das unidades existentes e os seus relacionamentos internos e externos.
O nível hierárquico possui relação direta com o poder decisório conferido às unidades, bem como a natureza das funções, dentre outros fatores.
A competência estabelece o campo de atuação de cada unidade orgânica que compõe a estrutura da SES/DF. Entretanto, por mais que as unidades orgânicas possam apresentar afinidades em suas áreas de atuação, não haverá sobreposição de competências.
As atribuições são conferidas aos titulares do cargo e decorrem do poder de competência da unidade orgânica. Neste sentido, as atribuições se referem à autoridade conferida aos dirigentes para exercer as competências administrativas das unidades orgânicas.