Gerência de Cadastramento de Estabelecimentos e Usuários do SUS

SUPLANS/CCONS/DICS/GECAD

Cadastro de Estabelecimentos de Saúde

As informações contidas nesta página visam orientar sobre a operacionalização do Sistema de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) com relação ao modo de instalação, configuração do sistema, atualização de arquivos, cadastro do estabelecimento, cadastro de profissionais, atualização de versão, entre outros.

Antes da instalação e configuração do CNES, deve-se instalar o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados – FIREBIRD – disponível no site do CNES (https://cnes.datasus.gov.br/pages/downloads/aplicativos.jsp), conforme orientação em vídeo.

É importante ressaltar que os arquivos só podem ser baixados pela MICROSOFT EDGE com o modo de compatibilidade com a INTERNET EXPLORER. Siga o passo-a-passo abaixo para configurar o modo de compatibilidade:

Configurando o Modo de Compatibilidade com o Internet Explorer

1º No EDGE, clique em Configurações:

2º Clique em Navegador Padrão

2º Clique em Permitir

4º Por fim, adicione o link do CNES (https://cnes.datasus.gov.br/pages/downloads/aplicativos.jsp) para que seja acessado sempre no modo Internet Explorer.

  • Instale o Firebird
  • Instale o Java
  • Instale o CNES Completo
  • Cadastre o Gestor
  • Configure o ambiente de trabalho CNES
  • Conheça os Menus do Sistema CNES
  • Cadastro da Aba do CNES: IDENTIFICAÇÃO PRINCIPAL
  • Cadastro da Aba do CNES: IDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR
  • Gere uma Consistência do Cadastro
  • Faça uma exportação da BASE para envio doa GESTOR
  • Gerando cópia de segurança
  • Atualize a versão do CNES
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