Unidade de Pronto Atendimento - UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é o estabelecimento de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade. Ela possui mais recursos que uma Unidade Básica de Saúde (UBS), porém, menos recursos que um Hospital. A classificação de risco do atendimento determina a rapidez e prioridade com que o paciente será atendido.

Comparecimento espontâneo ao guichê de atendimento da UPA ou entrada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Funciona 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia.

A classificação de risco (a cor da pulseira) é feita conforme a gravidade de cada caso e segue a seguinte ordem:
  • Vermelho (atendimento imediato): Emergência. Caso gravíssimo, onde o paciente corre o risco de perder a vida e precisa receber atendimento imediato.
  • Laranja (até 10 minutos): Muito Urgente. Caso grave, com risco significativo de evoluir para morte, onde o paciente precisa de atendimento quase que imediato.
  • Amarelo (até 30 minutos): Urgência. Caso de gravidade moderada, onde os pacientes precisam de atendimento mas não correm o risco de perder a vida, podendo aguardar.
  • Verde (até 4 horas): Pouco urgente. O paciente pode esperar atendimento ambulatorial, respeitando os grupos prioritários. A recomendação é procurar o primeiro atendimento na UBS.
  • Azul (até 6 horas): Não urgente. São os casos de menor complexidade, sem problemas recentes. Nessa situação , procurar preferencialmente, atendimento na UBS.

Febre, dor no peito, dores no corpo, paralisia no rosto, mal-estar, enjoo, vômito, tosse, desconforto respiratório, dormência/formigamento nos braços ou pernas, acidentes com perfurocortantes, perda de consciência (desmaio), quedas, sangramentos, coceira, inchaços, dentre outras urgências.

Sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC): Dificuldade de enxergar, forte dor de cabeça súbita, formigamento ou fraqueza em algum lado do corpo (face, braço ou perna), desvio na boca, dificuldade para falar.

Sintomas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM): Suor frio, tontura, falta de ar, dor no ombro, braço ou costas, dor abdominal, palpitações cardíacas, palidez, náuseas ou vômitos, cansaço e dificuldade para dormir

Para saber qual a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima de você, acesse o Busca Saúde UPA, clicando aqui.

Pular para o conteúdo