Gerência de Cadastramento de Estabelecimentos e Usuários do SUS
SUPLANS/CCONS/DICS/GECAD
Cadastro de Estabelecimentos de Saúde
As informações contidas nesta página visam orientar sobre a operacionalização do Sistema de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) com relação ao modo de instalação, configuração do sistema, atualização de arquivos, cadastro do estabelecimento, cadastro de profissionais, atualização de versão, entre outros.
Antes da instalação e configuração do CNES, deve-se instalar o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados – FIREBIRD – disponível no site do CNES (https://cnes.datasus.gov.br/pages/downloads/aplicativos.jsp), conforme orientação em vídeo.
É importante ressaltar que os arquivos só podem ser baixados pela MICROSOFT EDGE com o modo de compatibilidade com a INTERNET EXPLORER. Siga o passo-a-passo abaixo para configurar o modo de compatibilidade:
Configurando o Modo de Compatibilidade com o Internet Explorer
1º No EDGE, clique em Configurações:
2º Clique em Navegador Padrão
2º Clique em Permitir
4º Por fim, adicione o link do CNES (https://cnes.datasus.gov.br/pages/downloads/aplicativos.jsp) para que seja acessado sempre no modo Internet Explorer.
Procedimentos Operacionais para Instalação e Configuração do Sistema
- Instale o Firebird
- Instale o Java
- Instale o CNES Completo
- Cadastre o Gestor
- Configure o ambiente de trabalho CNES
Procedimentos Operacionais para Cadastro do Estabelecimento e Exportação da Base
- Conheça os Menus do Sistema CNES
- Cadastro da Aba do CNES: IDENTIFICAÇÃO PRINCIPAL
- Cadastro da Aba do CNES: IDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR
- Cadastro de Profissionais
- Gere uma Consistência do Cadastro
- Faça uma exportação da BASE para envio doa GESTOR
Outras Funcionalidades do SCNES
- Gerando cópia de segurança
- Atualize a versão do CNES