Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Desenvolvido pela Subsecretaria de Planejamento em Saúde – SES/SEGEA/SUPLANS | 2025 | Infosaúde | CIEGES-DF
A estrutura organizacional define como uma instituição divide, organiza e coordena suas atividades para alcançar seus objetivos. Ela estabelece
as funções de cada área, as relações hierárquicas e os processos de trabalho.
Suas principais funções são:
Produzir resultados organizacionais;
Reduzir a influência de variações individuais;
Criar condições para a tomada de decisão e execução das atividades.
Em síntese, a estrutura organizacional assegura que a instituição atue de forma organizada e padronizada, mantendo o organograma e a cadeia
de valor definidos pela gestão.
Conforme o Decreto nº 39.546/2018, a Secretaria de Estado de Saúde do DF é composta por:
I – Administração Central (ADMC);
II – Superintendências de Regiões de Saúde (SRS);
III – Unidades de Referência Distrital (URD);
IV – Órgãos Vinculados.
A estrutura pode ser visualizada em tempo real no portal da Secretaria de Saúde do DF.
O Regimento Interno é o documento que define as normas que regulamentam a organização e o funcionamento do órgão, especificando
os níveis hierárquicos, as competências das unidades e suas relações internas e externas.
O nível hierárquico está ligado ao poder decisório e à natureza das funções de cada unidade.
A competência determina o campo de atuação de cada setor da SES/DF, evitando sobreposição de funções.
As atribuições são conferidas aos dirigentes e correspondem à autoridade necessária para exercer as competências administrativas das
unidades orgânicas.