Mais Informações Sobre as Farmácias das Unidades Básicas de Saúde

As farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são estabelecimentos que entregam medicamentos gratuitos para os principais problemas de saúde da população.

Nessas unidades é feita a distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante, que podem ser retirados em qualquer UBS conforme a necessidade de cada pessoa. 

A Secretaria de Saúde do DF também disponibiliza gratuitamente alguns materiais para o controle de diabetes (lancetas e fitas para glicemia capilar). Esses materiais devem ser retirados apenas na UBS de referência, ou seja, na unidade em que a pessoa estiver recebendo o acompanhamento de saúde.

O farmacêutico e os atendentes também prestam orientações sobre como utilizar e guardar corretamente os medicamentos.

Além disso, o cidadão que precisar descartar algum medicamento vencido ou estragado poderá entregar na farmácia da UBS que as equipes farão o descarte da maneira correta.

Para saber quais são os medicamentos entregues gratuitamente nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde, você pode acessar a Relação de Medicamentos do Distrito Federal clicando aqui.

Qualquer pessoa poderá receber os medicamentos disponibilizados nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde, desde que apresente receita, que pode ser da rede pública ou privada, com a substância (nome genérico) prescrita.

As receitas de medicamentos de uso não contínuo possuem o prazo de validade de 30 dias e as receitas de medicamentos de uso contínuo tem validade de 6 meses.

Para receber os medicamentos e materiais disponíveis nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde, você deverá apresentar a receita original e a cópia, o nº SES e documento de identificação pessoal.

IMPORTANTE: Alguns medicamentos não são entregues diretamente no balcão da farmácia, mas retirados exclusivamente com a equipe de saúde e/ou administrados na sala de medicação da unidade de saúde.

Caso você tenha uma receita digital, além da cópia impressa, o arquivo disponibilizado pelo médico deverá ser obrigatoriamente encaminhado ao e-mail da farmácia onde será retirado o medicamento.

A retirada de medicamentos poderá ser realizada em qualquer Unidade Básica de Saúde que tenha o serviço de farmácia, sem considerar o endereço de residência do cidadão.

Fique atento! Alguns tipos de medicamentos são entregues apenas em algumas farmácias, como é o caso de medicamentos de controle especial.

Para saber quais farmácias entregam medicamentos controlados clique aqui.

Você pode consultar as informações sobre estoque de medicamentos no InfoSaúde.

IMPORTANTE: As informações de estoque disponíveis são referentes ao estoque geral da SES/DF e não por farmácia.

 

 

Pular para o conteúdo