Saúde do Cidadão

Farmácias Ambulatoriais

São as farmácias das Policlínicas, CAPS, Farmácia Escola, Hospital Dia e Hospital de Base, que fazem parte da Atenção Secundária à Saúde. Essas farmácias complementam as da atenção primária (Unidades Básicas de Saúde)  com medicamentos prescritos geralmente nos serviços especializados.

As farmácias realizam a entrega de medicamentos de acordo com os critérios para cada doença e ainda possuem farmacêuticos que podem tirar dúvidas e fornecer informações sobre o uso e efeitos colaterais. 

Os farmacêuticos também podem orientar onde buscar outros medicamentos fornecidos no DF.

Essas farmácias fornecem medicamentos para doenças como: asma, diabetes tipo 2, HIV/AIDS, câncer, entre outros tratamentos que são menos frequentes do que os disponíveis na atenção primária.

A lista dos medicamentos pode ser consultada clicando aqui. 

Para retirar o medicamento, basta que o paciente ou o seu representante compareça à farmácia com os documentos exigidos no protocolo do medicamento.

Cada medicamento possui um conjunto de documentos necessários, conforme protocolo específico. Porém, para todos os medicamentos é necessária a entrega da seguinte documentação básica:

  1. Receita emitida no DF, pelos serviços de saúde públicos ou privados,  legível em duas vias. As receitas terão validade de 30 dias. 
  2. Caso esteja escrito na receita que o tratamento é de “uso contínuo” ou por período maior, as receitas poderão ter validade de até 180 dias, contados a partir da data de emissão.
  3. Documento de identificação do paciente com foto, original ou cópia, salvo para menor de idade ao qual será permitido apresentação de Certidão de Nascimento e/ou Carteira de Identidade.
  4. Cartão Nacional de Saúde ou Identificação SES/DF do paciente.

Observação: Por se tratar de medicamentos que possuem protocolo específico de documentação, poderá ser exigido documentos adicionais dependendo do medicamento. 

Para saber mais sobre o protocolo do seu medicamento clique aqui. 

Depende. Os pacientes em atendimento oncológico podem ter acesso aos medicamentos se estiverem sendo acompanhados nos hospitais HBDF ou HRT, devido a determinação do Ministério da Saúde de que cada unidade de atendimento em oncologia deve fornecer todo o tratamento para os pacientes que acompanha.

As farmácias do CAPS entregam os medicamentos apenas para os pacientes atendidos pelo próprio CAPS.

Os pacientes atendidos pelos serviços de saúde públicos ou privados podem receber os demais medicamentos nas Policlínicas e Farmácia Escola.

Pular para o conteúdo