Saúde do Cidadão

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é uma unidade de saúde da Atenção Secundária, onde podem ser feitos testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aconselhamento e entrega de preservativos.

O CTA está funcionando provisoriamente na EQS 508/509 – Av. W3 Sul

Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 07:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00. Para coleta de sangue para a realização dos testes rápidos, pela manhã até às 11:00 e pela tarde até às 17:00

O CTA atende pessoas a partir dos 13 anos de idade. Os atendimentos são direcionados a toda população sem a necessidade de agendamento, basta que o usuário apresente-se na unidade.

IMPORTANTE: A equipe do CTA tem o compromisso de oferecer o melhor acolhimento para os pacientes. Após a consulta, é oferecido um questionário para a avaliação de satisfação do atendimento contendo em média cinco perguntas. Esses dados são analisados mensalmente para maior controle das condutas a serem adotadas.

São oferecidos aos pacientes exames para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e o autoteste de HIV.

Durante o atendimento, que dura entre 20 e 60 minutos, o paciente terá em mãos o resultado dos seus exames que são colhidos e analisados no local.

Em caso de o teste apresentar resultado positivo a alguma IST, a equipe orienta sobre o início do tratamento.

Você também pode realizar esses exames na Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região. Caso você não possa ir ao CTA que fica localizado na Rodoviária do Plano Piloto, clique aqui e encontre a sua UBS de referência.

O aconselhamento consiste em uma tecnologia de cuidado relacionada principalmente ao gerenciamento de risco no contexto das ISTs, do HIV/aids e das hepatites virais, baseado em intervenções comportamentais, biomédicas e estruturais. Sua oferta deve ser flexível e baseada nas necessidades do usuário.

O aconselhamento é realizado a partir da autonomia do(a) usuário(a) na escolha das estratégias de prevenção que melhor dialogam com seus contextos e vivências da sexualidade, quanto ao uso de álcool, outras drogas, silicone industrial e hormônios. 

Nesse sentido, cabe destacar que o aconselhamento oferece informações sobre Prevenção Combinada do HIV, sobre as ISTs e sobre as hepatites virais, incorporando as questões relacionadas aos afetos e desejos e compreendendo as dinâmicas relacionadas à orientação sexual, gênero, identidade de gênero e questões étnico-raciais

Pular para o conteúdo