Farmácias de Alto Custo

São farmácias que fazem parte da Atenção Secundária à Saúde. Essas farmácias atendem pessoas que fazem uso de medicamentos para doenças raras, medicamentos mais caros ou para situações que não foram resolvidas com medicamentos mais simples.

São oferecidos os serviços de entrega de medicamentos para os pacientes devidamente autorizados, com entrega tanto na farmácia quanto diretamente em casa. Os farmacêuticos e atendentes respondem dúvidas. No primeiro atendimento, os farmacêuticos prestam orientação sobre como usar e guardar os medicamentos.

Os medicamentos disponíveis são escolhidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do DF. Todos os medicamentos têm um protocolo que diz quais os critérios, documentos e exames para que o paciente possa receber o tratamento. Todas as pessoas que apresentam esses documentos e exames, seja do sistema público ou privado de saúde, podem receber esses medicamentos, caso estejam de acordo com o protocolo clínico da doença..

Para acessar a lista de medicamentos e de documentos necessários para recebimento clique aqui

  • Farmácia da Asa Sul  atende pessoas que moram na Asa Norte, Asa Sul, Cruzeiro, Guará, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Setor de Mansões Dom Bosco, Sobradinho, Sudoeste, Varjão.
  • Farmácia da Ceilândia atende pessoas que moram em Águas Claras, Águas Lindas, Arniqueiras, Brazlândia, Ceilândia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Pôr do Sol, Samambaia, Santo Antônio do Descoberto, Sol Nascente, Taguatinga, Vicente Pires.
  • Farmácia do Gama atende pessoas que moram em Abadiânia, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Gama, Luziânia, Novo Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Santa Maria, Valparaíso de Goiás.

A primeira etapa para fazer a retirada do seu medicamento é o agendamento do atendimento de cadastro. As pessoas que moram no Distrito Federal devem agendar o atendimento para cadastro pelo Disque Saúde 160 opção 3 e quem mora no entorno pode agendar pelo número 0800-644-0160.

O agendamento do atendimento de cadastro será na unidade de farmácia que atende o seu comprovante de residência. No dia e horário agendado o paciente deve comparecer com os documentos obrigatórios:

  1. Laudo de Solicitação de Medicamentos (LME) preenchido pelo médico;
    Prescrição (receita);
  2. Relatório médico;
  3. Documentos de identificação (RG ou certidão de nascimento, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência);
  4. Demais exames e documentos exigidos nos protocolos clínicos;
  5. Para os pacientes incapazes ou nos casos de cadastramento de representantes, devem ser apresentados a identidade e a Declaração Autorizadora devidamente preenchida.

O cadastro também pode ser realizado por e-mail. Basta enviar os documentos apontados acima e de maneira legível para a unidade que atende o seu endereço (conforme comprovante de residência): 

Farmácia da Asa Sul: cadastroceafasasul@gmail.com

Farmácia da Ceilândia: ceafceilandia@gmail.com 

Farmácia do Gama: cadastroaltocustogama@gmail.com

Depois do cadastro, o paciente precisa esperar por uma avaliação feita por farmacêuticos e médicos da SES/DF. A avaliação é feita para conferir se o caso do paciente se encaixa ao protocolo do medicamento. Se estiver faltando algum documento ou se o paciente não for autorizado, ele será informado por e-mail, telefone ou presencialmente. 

Se tudo estiver correto, a entrega do medicamento será liberada e o paciente será comunicado para ir até a farmácia para uma consulta farmacêutica, onde receberá informações, poderá tirar dúvidas e receber o seu medicamento.

Alguns medicamentos precisam ser guardados na geladeira e para que eles não estraguem no caminho entre a farmácia e a casa do cidadão, é necessário levar uma caixa de isopor ou bolsa térmica na hora de retirar o medicamento.

Para a entrega de alguns tipos de medicamentos ou em caso de algumas doenças específicas, como por exemplo, dor crônica e pessoas que precisam de medicamentos para transplante, não há necessidade de agendamento. Para saber se seu medicamento se encaixa nesta situação, basta perguntar no atendimento telefônico pelo Disque Saúde 160 opção 3 (residentes no DF) ou 0800-644-0160 (residentes no DF e entorno).

É pelo acesso às informações do cadastro que entramos em contato com o paciente. Caso o cadastro esteja desatualizado ou com informações incorretas, a comunicação acaba sendo prejudicada.

IMPORTANTE: É necessário renovar o seu processo a cada seis meses para continuar retirando o medicamento e mantendo o cadastro ativo. Para renovar o seu processo é preciso realizar a entrega do LME, receita médica válida e exames de monitoramento quando solicitados.

Os pacientes que não renovarem seus cadastros em até 180 dias terão que reiniciar todo o processo desde o agendamento. Sem o cadastro ativo o paciente não consegue receber o medicamento.

Você pode consultar se tem ou não o medicamento em estoque no InfoSaúde, clicando aqui.

Clique na farmácia que está cadastrada, na parte de cima da tabela, e procure o nome do seu medicamento na lista. Na frente do nome aparece a situação do estoque: “com estoque” ou “sem estoque”.

O Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde escolhem juntos quem vai comprar cada um dos medicamentos e fornecer para população de acordo com o problema de saúde. Assim, depois deste combinado, os pacientes passam a receber produtos que são comprados pelo Ministério ou pela SES/DF. As compras são feitas por paciente, desta forma, não é possível o item comprado para atender o paciente de um protocolo clínico ser utilizado para atender o paciente de outro, ainda que se trate do mesmo medicamento.

No mesmo site em que é mostrado se o medicamento está no estoque, na coluna “Abastecimento” é mostrado se o medicamento é comprado pela Secretaria de Saúde ou pelo Ministério da Saúde. Se o seu medicamento tem um código com “MS” na frente, significa que é o Ministério da Saúde que o compra. Se o código é formado só por números, sem nenhuma letra, significa que é a SES/DF que compra.

 

Para o recebimento do medicamento das farmácias de alto custo em casa, o paciente deve ligar todo mês no telefone (61) 3029-8080 ou aguardar que a empresa entre em contato para agendar o dia e hora para receber o medicamento.

É importante que o paciente ou outra pessoa cadastrada na farmácia esteja em casa no momento da entrega, pois o medicamento só poderá ser entregue para o paciente ou representante cadastrado pela apresentação da Declaração Autorizadora.

No caso de medicamentos de controle especial (receita especial) são feitos dois agendamentos: o primeiro para o recolhimento da receita e o segundo para a entrega do medicamento.